Araguaína

Facit implanta FACITLAB, ambiente de conexão, inovação e tecnologia para acadêmicos, empresas e comunidade

Com uma visão inovadora, a Faculdade de Ciências do Tocantins (FACIT) implantou no início desse ano um ambiente de inovação que incentiva a criatividade dos acadêmicos da instituição, o FacitLab. É um local de inovação tecnológica, empreendedorismo e sobretudo felicidade.

A diretora geral da faculdade, Dra. Ângela M. Silva, destaca os objetivos de se implantar um ambiente inovador dentro do espaço acadêmico: “A Facit é uma instituição muito preocupada com a sua comunidade e com a sociedade atendida por ela. Desenvolvemos um lugar com bastante inovação e metodologias ágeis. A implantação do FacitLab é uma forma de dar ainda mais gás e ânimo para a comunidade tanto interna como externa”, declarou.

Para a coordenadora de Transformação da FACIT, Rafaella Kalil, este ambiente vai muito além da estrutura física da faculdade. “É um lugar de magia criativa. Aqui compartilhamos e incentivamos a inovação. Acolhemos as mais diversas ideias e pontos de vista dos estudantes para transformá-las na melhor versão para resolver uma dor ou problema real, ainda que enxuta e minimamente viável”, afirmou.

Quem participa

De acordo com Kalil, todos podem participar do Facitlab. “Todos os acadêmicos, professores e colaboradores da FACIT podem participar, interagir, promover e compartilhar conhecimento. O Facitlab é o lugar de conexão, trocas e crescimento”, explicou.

Neste momento, as atividades estão sendo remotas. “Neste momento estamos separados fisicamente, mas permanecemos juntos vivendo essa Magia no Digital. Ao mesmo tempo, estamos com trabalhos internos para conferir segurança para os que fazem seu uso”, ressaltou.

Parcerias com empresas e profissionais liberais

Outro viés do espaço é a parceria com empresas e profissionais liberais, possibilitando novos investimentos na área do conhecimento e abrindo o mercado de trabalho para os acadêmicos.

Segundo a coordenadora, desde o início do ano, com o projeto de implantação e execução do ambiente em andamento, a Facit conversou com empresários de Araguaína e também profissionais que atuam em instituições não governamentais, para firmar parcerias. “Além de levar os nossos acadêmicos para um ambiente de inovação, estamos trazendo para dentro da faculdade empresas e profissionais que já estão com projetos transformadores em diversas áreas”, afirmou.

“O FacitLab faz parte da Educação 5.0 que a faculdade está promovendo com uma nova visão de mercado para os profissionais que vão se formar dentro da academia”, finalizou Kalil.