Ação Parlamentar

Luana Ribeiro luta pela garantia dos direitos de mulheres grávidas e lactantes na pandemia

Parlamentar atuante na defesa dos direitos da mulher, Luana Ribeiro (PSDB) apresentou diversos requerimentos na Assembleia Legislativa do Tocantins para assegurar os direitos de mulheres grávidas e lactantes durante a pandemia. Entre as matérias apresentadas, destaca-se a que pede urgência na vacinação de puérperas e lactantes, a fim de evitar as mortes maternas causadas por adoecimento em decorrência da Covid-19.

Para Luana Ribeiro, vacinar as puérperas e lactantes é prioridade por ser o meio mais assertivo de preservar as vidas dessas mulheres. “A gravidez é um momento especial e único, mas no contexto da pandemia da Covid-19 se tornou um fator de risco. Como mulher e mãe, me sensibilizo com essas mulheres e por isso estou lutando para que esse grupo seja imunizado”, disse.

Outro requerimento de Luana cobra o cumprimento da Lei do Parto Humanizado (Lei Estadual nº 3.113/16) e da Lei Federal nº 11.108/05, que dispõe sobre o direito da presença de acompanhante durante o trabalho de parto, o parto e pós-parto de mulheres gestantes. “A pandemia trouxe muita solidão, principalmente para as gestantes, porque se trata de um momento ímpar na vida da família. O direito ao acompanhante durante o parto deve ser assegurado às mulheres que estão trazendo vidas ao mundo”, argumentou Luana.

Também tramita na Casa de Leis, a solicitação do término da obra do Centro de Parto Normal (CPN), anexo ao Hospital Dona Regina, em Palmas. Luana também luta pela oferta de leito hospitalar privativo e acompanhamento psicológico para mães de natimorto e mães de óbito fetal.