Araguaína

Escolas e áreas públicas de Araguacema recebem plantio de mudas no Dia da Árvore

Escolas, creches e áreas públicas do município de Araguacema foram alvos de uma ação especial, em alusão ao Dia da Árvore, celebrado nesta terça-feira, 21. Elas receberam o plantio de várias mudas de espécies nativas do Cerrado, como ipê, caju, pitomba e jatobá. A ação, realizada por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo da cidade, teve como parceiro o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), através de seu escritório regional e algumas escolas municipais e estaduais do município.

Segundo a pedagoga Hélia Regina, responsável pelas ações de educação ambiental do Naturatins em Araguacema, algumas mudas plantadas nessa ação do Dia da Árvore foram produzidas pelos alunos da rede municipal de ensino, por meio do Projeto Amigos do Cerrado, lançado em junho e cujo encerramento será nesta sexta-feira, 23.

A ação começou na Creche Municipal Tia Ernestina e Escola Municipal Agrícola de Araguacema, com plantio de mudas em seus entornos.  Em seguida, foi realizado o plantio na Escola Conveniada Menno Simons. O encerramento da atividade foi no Portal na entrada da cidade, que também teve uma área plantada com mudas nativas do Cerrado.

De acordo com Hélia Regina, em Araguacema várias ações para o plantio de mudas já foram realizados e o Naturatins é parceiro permanente dessas ações.  “A importância das árvores é inquestionável; elas são essenciais para a nossa existência, pois produzem oxigênio, contribuem para a biodiversidade, reduzem a poluição do ar, contribuem para a beleza paisagística, suas flores e frutos servem de alimentos para várias espécies, reduzem a temperatura e fornecem sombras e abrigo para outras espécies”, justificou a educadora ambiental.

Amigos do Cerrado

Após quatro meses de atividades, o resultado da gincana proposta no projeto Amigos do Cerrado termina nesta quinta-feira, 23, com a entrega dos prêmios aos vencedores. O projeto foi lançado no dia 1º de junho, em Araguacema, com o objetivo de sensibilizar crianças e adolescentes sobre a importância da preservação do bioma Cerrado, tanto para vida quanto para o sustento das famílias.

Desde então, o projeto vem sendo executado, no formato de uma grande gincana escolar, quando os alunos tiveram que realizar uma série de tarefas voltadas à manutenção do bioma e à conscientização.

Entre as tarefas realizadas pelos estudantes de Araguacema estava a coleta de sementes nativas e a produção de mudas. “Cada aluno ficou responsável por produzir uma muda, que foi doada para o Viveiro Municipal e algumas foram plantada na ação realizada ontem”, informou Hélia Regina.

A supervisora da Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão, Aline Vilarinho, lembra que todas as ações planejadas dentro do projeto Amigos do Cerrado pretendiam envolver a sociedade, promovendo o debate sobre a importância do equilíbrio entre as relações econômicas e ecológicas.

O projeto Amigos do Cerrado está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Araguacema, tendo como parceiros o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da APA Ilha do Bananal Cantão e Escritório Regional de Araguacema; o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), a Associação de Fruticultores de Araguacema, além das secretarias municipais de Meio Ambiente e Turismo e Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo.