Estado

Batalhão de Polícia Militar Ambiental terá reforço de mais 18 militares capacitados

Na noite desta terça-feira, 21, a Polícia Militar realizou, no pátio do Quartel do Comando Geral (QCG), a solenidade de formatura do IV Curso de Policiamento Ambiental (CPA). Concluíram a capacitação 18 policiais militares, que participaram de instruções no período de 31 de julho a 10 de setembro de 2021. O evento foi prestigiado pelo Comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Julio Manoel da Silva Neto, e pelo vice-governador do Estado, Wanderlei Barbosa Castro.

“Sabemos que atualmente temos muitos crimes ambientais e precisamos de homens preparados para combatê-los. Queremos um Estado de crescimento, com equilíbrio e sustentabilidade ”, afirmou o vice-governador ao destacar a importância da formação dos patrulheiros ambientais.

Os concluintes do IV CPA agora estão aptos a atuarem no Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Estado do Tocantins (BPMA), promovendo fiscalizações e no combate de crimes ambientais. Eles também estarão à frente de atividades de conscientização  da população na preservação ao meio ambiente e proteção dos animais silvestres.

Doação da Investco

O Batalhão Ambiental conta com o apoio da Investco, empresa gestora da Usina Hidrelétrica de Lajeado, que realizou a doação de uma lancha de 17 pés e motor de popa 90 hp de potência, uma carreta para carga e de dois drones. A doação dos novos equipamentos foi muito comemorada pelo comando da Polícia Militar e do BPMA,  pois os novos equipamentos irão ser utilizados no monitoramento das com acesso mais difícil.

Para o Comandante-geral, Coronel Julio Manoel da Silva Neto, o curso do BPMA e o aparelhamento é mais uma conquista da Polícia Militar, através de investimentos do Governo do Estado e de parcerias como a da Investco.

“Devemos nos aperfeiçoar para sempre prestar o melhor serviço à nossa sociedade e isso só é possível porque avançamos juntos. Agradecemos ao Governo do Estado que tem buscado melhorias para a nossa Instituição, não só para a Polícia Militar, mas para toda as Forças de Segurança e demais classes do nosso Estado. Isso demonstra que o maior patrimônio que a PM possui são vocês, parabéns a todos os formandos”, declarou o comandante.

Dia da Árvore

A data da formatura dos novos patrulheiros ambientais não foi escolhida ao acaso. Hoje, 21 de setembro, é o Dia Nacional da Árvore e para o comandante do BPMA foi a melhor decisão.

“Foi a melhor escolha para representar todos esses ganhos. Isso porque devemos fazer a analogia mais assertiva para todo desempenho dos senhores durante esse curso e em atuação no campo: vejo que são firmes como as raízes, fortes como os caules e sempre geram bons frutos. Façam agora uma boa semeadura de todo aprendizado, pois os senhores agora são: patrulheiros ambientais”, discursou o comandante do BPMA, Coronel Alex Simas Queiroz.

IV CPA

As atuações frente ao combate dos ilícitos ambientais exigem dos policiais militares ambientais tecnicidade especializada. O objetivo do CPA foi capacitar os integrantes do BPMA, unidade especializada na proteção ambiental, com conhecimentos teóricos e práticos quanto a atuação preventiva, repressiva, relacionadas aos crimes/infrações ambientais, bem como na área de educação ambiental, preparando-os para desempenhar com excelência o poder de Polícia Ambiental dentro da sua competência legal, contribuindo com a preservação da biodiversidade por meio de ações voltadas às fiscalizações.

Os formandos se apresentaram com desfile militar e homenagearam o Comandante-geral, o padrinho da turma, o vice-governador Wanderlei Barbosa, e outras autoridades apoiadores do curso.

A solenidade contou com a presença do Chefe de Estado Maior da PM, Coronel Wesley Borges; do Gestor Executivo da Investco, Plácido Gonçalves M. Junior; do Delegado de Polícia Federal, Nilson Vieira dos Santos; da comandante do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, Tenente-coronel BM Andreya de Fátima Bueno; o Major PM Eliandro Gualberto, que representou o presidente do Naturatins, Renato Jayme da Silva., e da paraninfa da turma, Raiane Cristina Cruz.

Também participaram da solenidade autoridades civis e militares, além de familiares que cumprimentaram os novos patrulheiros ambientais. Todos cumpriram os protocolos sanitários de prevenção ao Covid-19, como o uso de máscaras.