Estado

Em parceria com a Associação Brasileira de Odontologia e Colgate, Saúde do TO inicia entrega de kits de higiene bucal

Cerca de 100 mil kits de higiene bucal começaram a ser entregues para os municípios tocantinenses nesta quarta-feira, 27. A ação educacional é fruto de uma parceria entre a empresa multinacional Colgate, através da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Seção Tocantins, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) e faz parte do programa “Um Sorriso do Tamanho do Brasil”.

“Os kits serão distribuídos para aproximadamente 100 cidades do Tocantins. Além disso, haverá uma ação nestes municípios, que acontecerá em novembro. As ações serão lúdicas, para instruir crianças de 4 a 12 anos como fazer a escovação de forma correta e, ainda, como manter a saúde bucal. Desta forma, contamos com todos os coordenadores de saúde bucal dos municípios. Agradecemos o apoio da Colgate, da Associação Brasileira de Odontologia, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins e, principalmente, a Secretaria de Estado da Saúde”, explicou o coordenador da saúde bucal da Diretoria de Atenção Primária da SES/TO, Luiz Fernando Varrone.

De forma simbólica, foram realizadas as primeiras entregas dos kits nesta quarta-feira, 27. Contudo, os outros municípios contemplados poderão retirar suas caixas de kits a partir da próxima quarta-feira, 03, no Almoxarifado Central da SES/TO, em Palmas. “Fomos contemplados com 4.800 kits que farão toda a diferença para a saúde bucal do nosso município. Através disso, faremos uma ação para as crianças carentes e levaremos informação para a comunidade”, disse a coordenadora de saúde bucal de Paraíso do Tocantins, Lilian Patrícia Ordones de Andrade.

Outro município que já retirou as caixas foi Colinas do Tocantins. “Viemos, através do Dr. Varrone, fazer a retirada dos nossos kits para que possamos dar andamento aos projetos da Semana da Saúde Bucal. Faremos palestras nas escolas e entregaremos os kits de higiene para a população”, enfatizou o diretor da saúde bucal de Colinas do Tocantins, Luciano de Freitas.