Brasil

Estudantes do ensino médio já podem se inscrever para a edição 2022 do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) abre as inscrições nesta terça-feira, 10, e vai até o dia 21 de maio. As inscrições são feitas no portal https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial . O candidato deverá optar pela prova impressa ou digital e escolher a língua estrangeira, inglês ou espanhol.

No edital do Enem de 2022, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou mais de 101 mil vagas para inscrições na modalidade digital, exclusivamente para quem já concluiu o ensino médio ou concluirá em 2022.

Para efetuar a inscrição, o estudante deve informar o número do CPF, um e-mail válido para receber as informações relativas ao exame e indicar a unidade da federação e o município onde deseja fazer as provas.

A taxa de inscrição é no valor de R$ 85 e pela primeira vez, os interessados em participar do exame poderão efetuar o pagamento por meio de PIX ou cartão de crédito. O período que encerra para efetuar o pagamento é em 27 de maio. A participação no exame apenas será garantida após a confirmação do pagamento da taxa.

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes que estão concluindo o ensino médio e representa a oportunidade para ingressar no ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de inciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni). Os resultados do Enem também são utilizados para o acesso aos auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Provas

As provas serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro. A aplicação dos testes impressos seguirá o horário de Brasília. O exame será constituído de quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia de exame, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos, redação, ciências humanas e suas tecnologias. No segundo dia do exame, serão aplicadas as provas de ciência da natureza, matemática e suas tecnologias.