Geral

Julho Verde é tema de palestra de panfletagem no Hospital Regional de Araguaína

O ‘Julho Verde’ mês dedicado à prevenção do câncer em cabeça e pescoço está chegando e o Hospital Regional de Araguaína (HRA) realizou na segunda-feira, 27, blitz com panfletagem pelos departamentos do hospital e palestra com especialista em oncologia cirúrgica e cirurgia em cabeça e pescoço. A ação atendeu servidores da unidade hospitalar.

Segundo o palestrante, Leonardo Macedo, “a cirurgia em cabeça e pescoço é uma especialidade cirúrgica que trata principalmente os tumores benignos e malignos da região  de cavidade oral e garganta, tireóide, glândulas salivares, dos tecidos moles do pescoço, tumores na face e outros. Nem sempre o tumor apresenta sintomas, mas é preciso estar atento a alterações na voz, dificuldades para engolir, sensação de espinho na garganta, alteração na voz como rouquidão e tosse, por exemplo”, explicou.

Os coordenadores usaram a cor verde durante a ação e a supervisora da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON/HRA), Liomarcia Saraiva Martins afirmou que alguns colaboradores do HRA já foram diagnosticados e que realizaram o tratamento. “Por isso a importância de estarmos repassando as informações para que todos possam se prevenir, como por exemplo, deixar o tabagismo, visto que o fumo é um dos fatores de risco”, pontuou.

As ações tiveram participação da UNACON, Núcleo de Segurança e  Saúde do Trabalhador (NASST) e Núcleo de Educação Permanente (NEP).